.

.
O CXSAJBA AGRADECE A TODOS OS COLABORADORES, PELAS FOTOGRAFIAS E GRAVURAS, QUE SÃO 160. PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMEROS DO ACERVO DESTE BLOG:

NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS: 180.



NESTE PORTAL: MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO SANT0 ANTÔNIO DE JESUS.

NESTE PORTAL CONSTAM AS MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA: ARTES; BIOGRAFIAS; COLABORADORES; DESPORTOS; ECONOMIA; EDUCAÇÃO; HISTÓRIA; IMPRENSA ESCRITA E FALADA; POLÍTICA; RELIGIÃO; SERVIÇOS; TOPONÍMIA; TURISMO; URBANISMO E OUTROS. PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).







Seja-bem vindo ao Portal! Sua visita é de número:

quarta-feira, 4 de abril de 2012

44. HISTÓRIA DA LOJA MAÇONICA DEUS E AMOR, NO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.oocities.org/br/deuseamor21/historiadaloja.htm

LOJA MAÇONICA DEUS E AMOR.

HISTÓRIA DA LOJA

12 de novembro de 1946, data que marca o início da Maçonaria na terra do Padre Mateus.

É fundada e instalada a Loja: Maçônica: “Deus e Amor” ao Oriente de Santo Antônio de Jesus - BA. Sabemos que antes em residência de homens de bem, livres e de bons costumes, articulava-se a criação da Loja Maçônica em Santo Antônio de Jesus. As reuniões eram nas residências dos já maçons iniciados em outros Orientes e aqui residentes como Dermeval Queiroz, João Batista da Silva, Aristides Jerônimo, Luis Argolo, Flávio Andrade, Rosalvo Fonseca , Francisco Granjeon, Faraeldes Andrade, Trajano Andrade, Enéas Cardoso, Temístocles Fonseca e outros, onde em suas residências discutiam da necessidade de uma Loja Maçônica em Santo Antônio de Jesus. Estes homens não deixaram registro dos assuntos tratados naquelas reuniões, mas sabemos das suas pretensões e, finalmente em 12 de novembro de 1946 às 20:00 horas, na Rua Ruy Barbosa no. 70, residência de João Batista da Silva, reúnem-se nos ritos maçônicos com a finalidade de instalar e fundar uma Loja Maçônica neste Oriente de Santo Antônio de Jesus, Bahia, ficando desde já definido que deveria ser providenciado a sua regularização junto à Grande Loja da Bahia e que fosse adotado o título de “Deus e Amor”, ficando ali registrado para a história da Maçonaria Universal.

Estava fundada a Loja Maçônica “Deus e Amor”, que teve assim constituída a sua primeira diretoria:

- João Batista da Silva - Venerável

- Eduardo Souza Almeida – 1º. Vigilante

- Luis da Veiga Argolo – 2º. Vigilante

- João Delfino dos Santos - Orador

- Flávio Almeida Andrade - Secretário

- Trajano José de Andrade - Tesoureiro

- Rosalvo de Almeida Fonseca - Chanceler

Nesta primeira reunião oficial definiram o valor da jóia para os fundadores e dia de quinta-feira para a realização das sessões ordinárias, data que posteriormente foi alterada para as segundas, quartas e finalmente às quintas feiras com é até a presente data.

Foi também nomeada uma comissão composta dos Irmãos: Climério Queiroz, Rosalvo de Almeida Fonseca e Mário Bitencurt, com a finalidade de tratar da aquisição de um prédio para a instalação do templo. Registra-se nesta reunião a presença do Irmão Aguinaldo Marques Lobo, Venerável da Loja “Força e União 2º”. e representante do Sereníssimo Grão Mestre Francisco Pinto de Souza.

A coordenação dos Irmãos deste Oriente com a finalidade da instalação da Loja Maçônica, coube ao Irmão João Correia de Melo.

Após a fundação da loja continuaram reunindo-se em casa dos obreiros até a instalação da sede provisória na casa 12 no início da Rua Teodoro Dias Barreto, junto a Baixinha hoje Praça da Bíblia.

Antes disto, na casa dos obreiros sempre existia uma sala ou um quarto reservado para a reunião da Maçonaria, segundo relato de cunhadas, esposas de fundadores.

A ata de fundação é assinada pêlos abaixo relacionados.:

João Batista da Silva - Venerável

Eduardo Souza Almeida – 1º. Vigilante

Temístocles Fonseca de Almeida – 2º. vigilante

João Delfino dos Santos - Orador

Flávio Henrique de Andrade - Secretário

Trajano José de Andrade - Tesoureiro

Aguinaldo Marques Lobo - Representante do Sereníssimo Grão Mestre da Grande Loja da Bahia

João Correia de Melo

Rosalvo de Almeida Fonseca

Climério José de Queiroz

Faraeldes Andrade

Francisco Rafael Granjeon

Onésimo Rodrigues Côrtes

João Evaristo de Paiva Calvacanti

Aristides Jerônimo de Souza

Dermeval Barreto Queiroz

Tertuliano Pereira de Santana.

A segunda reunião oficial da Loja “Deus e Amor” foi na travessa Rio Branco s/n às 13 horas, também, residência de um Irmão.

Sabemos que outras reuniões aconteceram a título de bate papo sem caráter oficial, em casa dos obreiros, discutindo-se a instalação da sede provisória e construção da sede definitiva e a aquisição de novos obreiros.

Em 03 de Outubro de 1948, foi lançado o primeiro tijolo do prédio a ser construído à Rua 13 de Maio nesta cidade, estando presentes:

Francisco Rafael Granjeon

Flávio Andrade

João Batista

Joel Andrade

Climério Queiroz

Faraeldes Andrade

Enéas Cardoso de Almeida

João Paiva

Trajano Andrade e o Irmão visitante Inácio Cardoso Costa da Loja “Força e União 2ª”.da Capital e “Deus, Pátria e Família de Santo Amaro - BA.

Em 03 de outubro de 1948 foi lançada a pedra fundamental do nosso edifício sede na rua 13 de Maio, com a presença dos irmãos fundadores e visitantes. Após reformas ficou instalado na hoje travessa Cel. Jovino Amâncio s/n, esquina com a 13 de Maio.

Em 1966 tivemos uma pequena reforma do nosso prédio e, na década de 1970 discutiam os irmãos da necessidade de uma ampla reforma em nosso prédio que teve início em 1985 e as obras concluídas em 1986 com o apoio de todos os irmãos e comunidade Santantoniense.

No dia 07 de Setembro de 1949, na residência do Irmão Dermeval Queiróz, na rua Tiradentes, 29 nesta cidade, com a presença dos Ir.: João Batista da Silva, Francisco Granjeon, Temístocles Fonseca de Almeida, Rosalvo de Almeida Fonseca, Flávio Andrade, Joel Andrade, Climério José de Queiróz, Trajano José de Andrade, Flávio Queiróz Silva, Faraeldes Andrade, Dermeval Queiróz, José Evaristo de Paiva e o Representante da Grande Loja da Bahia foi entregue ao Venerável Mestre a Carta Provisional da: “DEUS E AMOR”, que vigoraria por um período de seis meses, sendo a Carta Constitutiva definitiva data de 24.06.1954.

Nesta mesma data foi eleita e empossada a segunda Diretoria da Loja que ficou assim constituída:

Francisco Grangeon - Venerável

João Delfino dos Santos - 1º Vigilante

Joel Andrade - 2º. Vigilante

Rosalvo de Almeida Fonseca - Orador

Flávio Henrique de Andrade - Secretário

Temístocles Fonseca Almeida - Tesoureiro

Eduardo Souza Oliveira - Hospitaleiro

João Batista da Silva – Mestre de Cerimônias

Trajano José de Andrade - Chanceler

Em 09 de setembro de 1949, foram apresentadas as propostas de profanos a serem iniciados na maçonaria em Santo Antônio de Jesus. Dentre eles os primeiros iniciados, Nelson Pirôpo de Oliveira e Manoel Francisco de Jesus.

A primeira filiação em nossa loja foi do Irmão Justiniano Pereira de Santana da Loja “Deus Pátria e Família” do Oriente de Santo Amaro - BA, que foi acolhido como sócio fundador.

Em 03 de novembro de 1949 foram escrutinados profanos dentre eles os primeiros iniciados: Nelson Pirôpo de Oliveira e Manoel Francisco de Jesus.

Na 11ª sessão da Loja Provisionada “Deus e Amor”, Oriente de Santo Antônio de Jesus, conforme registra a 1ª. Ata de Sessão Magna no dia 08 de novembro de 1949 foi realizada a primeira iniciação de profanos da Loja Nelson Pirôpo de Oliveira e Manoel Francisco de Jesus, contando a Loja com a presença dos Irmãos do quadro e do Representante do Sereníssimo Grão Mestre, Irmão Osório Oliveira.

Em 19 de janeiro de 1950 foi apresentado e aprovado o regulamento da Loja, elaborado pelo Ir.: João Delfino dos Santos.

Em 09 de fevereiro de 1950 aconteceu a segunda iniciação de profanos, registrados na ata numero 19:

Antero Assis de Lucena Ruas,

Anterlino Leite Gaspar,

Paulo de Souza Brito,

José Olímpio de Souza,

Edson Andrade Quadros,

Antônio Veiga Argolo,

Tertuliano Muricy Santana, e

Mário Côrtes.

A regularização da Loja “Deus e Amor”, junto à Grande Loja, ocorreu em 25.03.50, ocorrendo uma sessão especial com a presença do Sereníssimo Grão Mestre José Varela Seixas e toda a comitiva da Grande Loja.

Em 26.07.51 foi nomeado o 1º. Delegado Distrital (representante do sereníssimo Grão Mestre para uma região), o Irmão Aristides Jerônimo de Souza que foi também nos graus filosóficos o primeiro Grau 33 da Loja.

Em 27.06.53 ocorreu a Inauguração e sagração do nosso Templo com a presença do ser. Grão Mestre Luciano Moura Soares e diretoria da Grande Loja. Ocorreu a posse da Nova diretoria tendo como Ven. O Irmão Rosalvo de Almeida Fonseca, participando da solenidade o então Governador do Estado Regis Pacheco Pereira, Irmão Maçônico.

Em 20 de novembro de 1978 em homenagem aos maçons uma das ruas do Bairro São Cristóvão, transversal com a rua Lomanto Júnior, foi denominada de Rua dos Maçons conforme Lei 94 de 08.11.78.

A Loja Maçônica “Deus e Amor” foi declarada de utilidade pública municipal, através da Lei 73 de 23.11.77, sancionada pelo então prefeito municipal Ursicino Pinto de Queiróz em 14.10.77.

Em 1980 foi fundado os Altos Corpos do Supremo Conselho do Grau 33. Em 06.09 de l987 foi fundado e sagrado o Templo dos Altos Corpos em Santo Antônio de Jesus, podendo hoje um Maçom iniciar no Grau 01 indo ao Grau 30.

A Maçonaria em Santo Antônio de Jesus continua ativa, edificando templos à virtude e cavando masmorras aos vícios.

No ano de 1996 comemora a Loja Maçônica “Deus e Amor”, as suas bodas de ouro conforme consta de convite.

No dia 07 de novembro ocorreu a sessão especial dos Altos Corpos Filosóficos com a presença do Grande Inspetor Litúrgico, Irmão Edno Gomes Dannemann e Ir.: de outros Orientes, após a visitação ao Templo dos Altos Corpos, considerando a quantidade de obreiros a sessão especial aconteceu no Templo Simbólico da “Deus e Amor” com uma palestra do Ir.: Dannemann.

No dias 08 de Novembro com a presença de Irmãos de outros Orientes e do Sereníssimo Grão Mestre João Batista Paim, em sessão magna procedeu-se a iniciação dos profanos: Adalberto Oliveira Pithon da Silva, Dermeval Batista dos Santos e João Araújo Cardoso .

A Sessão Magna Branca ocorreu no Clube dos 100 com a presença do Sereníssimo. Grão Mestre, comitivas de Orientes vizinhos, autoridades, convidados, cunhadas e sobrinhos, seguido de um coquetel dançante.

No dia 12 de novembro, data em que efetivamente a “Deus e Amor” comemora seu aniversário ocorreu uma sessão especial alusiva a data e eventos comemorativos do cinqüentenário com a presença de Irmãos do quadro e visitantes.

Por iniciativa do Irmão placentado Geraldo de Magela Cafezeiro a nossa cunhada, Giroflá Andrade Souza esposa do fundador e ex-veneravel Aristides Jerônimo de Souza, doou à biblioteca da “Deus e Amor” 164 livros de seu acervo.

* Fontes consultadas: atas da Loja Simbólica AP\consultas a cunhadas, esposas de fundadores, ex-veneráveis e profanos.

Pesquisa efetuada pôr Almiro Pereira e Silva M\M\, obreiro da “Deus e Amor”.

Santo Antônio de Jesus - BA, novembro de 1996.

Construção: Ir.∙. Renato Burity Oliveira M .∙. M .∙.

Nenhum comentário:

Postar um comentário