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quarta-feira, 4 de abril de 2012

43. SETOR TERCIÁRIO DO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.mma.com.br/mma3/?open=saj_st

SETOR TERCIÁRIO.

Novamente torna-se difícil dimensionar o universo em estudo. Quando se analisa o cadastro dos contribuintes do ICMS da Secretária da Fazenda do Estado, em 1997 verifica­se a existência de 908 empresas cadastradas nos setor comercial, sendo que destas 56 empresas são atacadistas e 851 são varejistas. Já o setor de serviços aparece com 248 estabelecimentos, conforme tabela a seguir:

Dentre os estabelecimentos atacadistas destaca-se novamente o ramo de produtos alimentícios, com 28 empresas. Quanto ao comércio varejista, os ramos mais representativos quantitativamente são os de tecido, artigos de cama e outros (195); armazéns e mercearias (172); peças e acessórios para veículos (82); farmácias (51) e armarinhos (42).

Os cafés e botequins constituem o grupo mais numeroso das empresas do setor de serviços, com 121 estabelecimentos, sendo seguido pelas padarias e pastelarias, restaurante e pizzarias.

Já os da JUCEB indicam a existência de 2.275 estabelecimentos comerciais registrados, sendo que 2.019 estão no varejo e 256 no atacado (Os dados da JUCEB não expressam a realidade municipal, visto que se referem apenas à economia formal e ao registro da natalidade das empresas, que, em sua maioria, não comunicam o termino da sua existência).

As diferenças constatadas quanto aos números devem-se, sobretudo, a extrema variação da base pesquisada em cada levantamento, face a informalidade em que são abertos os negócios e fechados os pontos de serviços e comércio, bastantes sensíveis as variações da demanda e as mudanças da expansão urbana, baseada na força de trabalho pessoal/familiar e sem qualquer base de capital na maioria das unidades, cuja sobrevivência curta (57% até cinco anos), sendo também forte o "ritmo de natalidade" de novos micros e pequenos empreendimentos nos serviços e na industria.

Um ponto comum nesses dados é que a todas pesquisas evidenciam a vocação no município de Santo de Antonio de Jesus como polo comercial e de serviços. Segunda as informações da Secretária da Fazenda, em 1997, a receita de ICMS do município entre os meses fevereiro a julho foi de R$ 4,2 milhões, sendo que cerca de 80% desta correspondiam ao comércio varejista e atacadista, o que situa Santo Antonio de Jesus na 18a posição no estado.

Por causa da sua localização privilegiada, próximo à BR 101 o município vem se constituindo, nos últimos 20 anos em uma importante região de comércio no ramo automobilístico, com estabelecimento como as concessionárias, revendedoras de autopeças, oficinas mecânicas e reformadoras de pneus. 0 seu mercado consumidor é toda a região do recôncavo, vale do Jiquiríça, baixo sul, Salvador e algumas cidades do sul do estado. Algumas concessionárias, a exemplo da Veiba veículos chegam a vender 40 veículos/mês.

O comércio de vendas de autopeças ocupa um espaço bem destacado na região. Existem vários estabelecimentos situados a margem da BR 101 que visam a venda de peças e acessórios para automóveis. No município já se estabeleceu a "avenida de autopeças", que abriga dezenas de loja do ramo e atende a clientes de várias cidades.

Outro ramo de comércio bastante relevante na cidade é o de material de construção. Neste ramo destacam-se a COMAPEL e a COMERCIAL SÃO LUIS. Esse tipo de comércio chega a atender a 150 cidades do estado da Bahia.

A comercialização de produtos alimentícios também se destaca em Santo Antonio de Jesus e abastece vários municípios do Recôncavo Baiano. Entre as empresas deste ramo se destacam o Supermercado Rio Branco e a CODICAL.

A feira de confecções acontece todas as Quartas-feiras, na praça Duque de Caxias, onde se comercializa roupas, tecidos, toalhas e lençóis. A feira é conhecida em toda região e atrai comerciantes de vários municípios vizinhos que vão ali vender seus produtos. As mercadorias advém de Salvador, Feira de Santana e cidade de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Durante a realização é comum o engarrafamento das principais vias de acesso ao local, alterando visivelmente a rotina da cidade.

Segundo os dados da Prefeitura Municipal, em julho de 1997, cerca de 290 barracas de confecções e 170 que vendiam bijuterias estavam cadastradas para comercializarem na feira.

O segmento de móveis é bastante dinâmico em Santo Antonio de Jesus, atraindo inclusive consumidores da capital. A comercialização de alimentos também é um dos destaques da cidade. Todas as sextas acontecem à feira, que atrai compradores e

vendedores de toda região e de outros estados. Cerca de mil feirantes trabalham nesta ocasião.

A feira de Santo Antonio de Jesus, conta com quatro áreas cobertas onde se vendem: farinha, carnes, verduras e frutas. Entretanto o espaço da feira é bastante desorganizado, sem padronização das barracas e tem problemas em termo de cargas e descargas de mercadorias.

Um empreendimento importante para cidade é o Itaguari Shopping Center, que visa consolidar o comércio do município. O novo centro comercial tem três pavimentos, sendo os dois primeiros ocupados por 70 lojas de diversos ramos, fast-food, 02 cinemas e parque infantil.

O Itaguari fica entre duas das mais movimentadas avenidas da cidade perto da BR 101 e da rodovia de acesso ao ferry-boat.. O shopping center é um empreendimento relativamente recente no Brasil e tem sido o grande fenômeno no setor comercial dos últimos tempos.

Outra atividade importante no setor terciário do município refere-se à comercialização de fogos que tem sido uma alternativa de empregos para uma parte relevante da população local. Essa produção vem criando efeitos a jusante e a montante, impactante tanto no comercio das matérias-primas (papel, cola, pólvora) como nos produtos finais(bombas, chuvinhas, traques de massa) .

De 1° a 13 de junho se realiza a Festa de Santo Antonio, o padroeiro do município. Nesta ocasião realizam-se missas e festa de largo, com barracas vendendo bebidas e comidas típicas. Esta é a festa mais importante, em que toda a cidade esta mobilizada e as ruas enfeitadas e funcionam, também, como preparativo para o São João. Já entre 22 e 24 de junho acontece a Festa de São João na praça Padre Mateus. A festa é patrocinada peia ACISAJ, pelo CDL e pela Prefeitura Municipal que tem a estratégia de conjuga-ia com o comércio, que, durante os festejos, funciona ininterruptamente. O objetivo é conquistar o mercado consumidor das cidades vizinhas e da capital, que viriam não só pelo São João, mas também pelo "comércio mais barato da Bahia". Em novembro de 1996, a ACISAJ realizou uma pesquisa com 274 empresários do município sobre os principais problemas existentes em Santo Antonio de Jesus.

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