.

.
O CXSAJBA AGRADECE A TODOS OS COLABORADORES, PELAS FOTOGRAFIAS E GRAVURAS, QUE SÃO 160. PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

RESPEITE AS CRIANÇAS!

RESPEITE AS CRIANÇAS!
CRIANÇAS NÃO SÃO LIXO.




NÚMEROS DO ACERVO DESTE BLOG:

NÚMERO DE FOTOS E IMAGENS: 180.



NESTE PORTAL: MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO SANT0 ANTÔNIO DE JESUS.

NESTE PORTAL CONSTAM AS MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS, BAHIA: ARTES; BIOGRAFIAS; COLABORADORES; DESPORTOS; ECONOMIA; EDUCAÇÃO; HISTÓRIA; IMPRENSA ESCRITA E FALADA; POLÍTICA; RELIGIÃO; SERVIÇOS; TOPONÍMIA; TURISMO; URBANISMO E OUTROS. PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).







Seja-bem vindo ao Portal! Sua visita é de número:

quarta-feira, 4 de abril de 2012

42. Santo Antônio de Jesus. BA - Pólo da micro região Recôncavo Baiano.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.redealmeidense.com.br/Estatua.htm


Santo Antônio de Jesus - Pólo da micro região recôncavo.
Conhecida como "Cidade das Palmeiras", Santo Antônio de Jesus.



Av. Ursicino Pinto Queiroz

Brasil -> Estado : Bahia -> Região : Santo Antônio de Jesus

EDIÇÃO EDMUNDO NASCIMENTO.

DADOS BÁSICOS SOBRE O MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO DE JESUS (BA).

É um município brasileiro do Estado da Bahia. Sua população em 2007, segundo a contagem do IBGE era de 84.256 habitantes.

Tem importância como centro comercial e de serviços de sua microrregião.

Anualmente sedia movimentadas festas juninas, que atraem turistas e ex-moradores.

Santo Antônio de Jesus é a cidade natal do lateral-esquerdo Júnior, campeão do mundo em 2002 pela Seleção Brasileira de Futebol, do cantor de axé Netinho, Canhoto do violão músico cavaco e violão e do ator Luís Miranda atualmente atuando no programa "Sob Nova Direção" da Rede Globo e do ex-interventor federal na Bahia e ex-senador da República Landulfo Alves de Almeida. A cidade também é uma grande produtora de fogos e agrícola como laranja e farinha de mandioca.

Santo Antonio de Jesus possui o primeiro jornal ao vivo pela internet da Bahia, o JORNAL INFOSAJ, que faz parte do PORTAL INFOSAJ:

História

As primeiras expedições no território deste município resultaram da colonização na área do rio Jaguaripe, realizadas nos séculos XVI e XVII.

Foram fatores decisivos, no povoamento destas paragens, as férteis matas com madeiras de lei e grande número de cursos d'água, atraindo plantadores de cana-de-açúcar e o estabelecimento de engenhos, além da plantação da mandioca.

O primeiro povoado surgiu em torno de um oratório consagrado a Santo Antônio de Jesus, nas proximidades do rio Sururu. Município criado com os territórios das freguesias de Santo Antônio de Jesus e de São Miguel da Nova Laje, desmembrados de Nazaré, pela Lei Provincial de 29.05.1880. Teve o nome simplificado para Santo Antônio em 1931, recebendo em 1938 novamente a denominação de Santo Antonio de Jesus. A sede foi elevada à categoria de cidade através Ato Estadual de 30 de junho de 1891.

Economia

Sua agricultura tem grande produção de amendoim e limão e laranja. Na pecuária o município conta com criadores de bovinos e muares. No setor de bens minerais, é produtor de areia e argila. Sua rede hoteleira conta com 741 leitos. No ano de 2001 o município registrou 23.175 consumidores de energia elétrica com um consumo de 43.583mwh. Segundo dados da SEI/IBGE, o PIB do município para 2003 foi de 279,89 milhões e a estrutura setorial está distribuída da seguinte forma: 5,62% para agropecuária, 21,30% para indústria e 73,08% para serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário