REFERÊNCIA:
http://www.tvsaj.com/search?updated-max=2013-04-11T22:11:00-03:00&max-results=100&start=75&by-date=false
Colégio Santo Antonio foi destaque na cerimônia de entrega de medalhas aos melhores alunos das Olimpíadas Brasileiras de Física
Por ANTONIO MASCARENHAS
Realizada na tarde desse sábado, 06, no Salão Nobre da reitora da UFBA, em Salvador, a entrega de medalhas aos alunos de colégios que se submeteram e que tiveram melhores desempenhos a nível estadual e nacional, nas “Olimpíadas Brasileiras de Física das Escolas Públicas”, OBF2012, instituída pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) e com apoio do CNPq (Companhia Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal e UFBA (Universidade Federal da Bahia).
Participaram das olímpiadas 650 mil alunos (escolas públicas e particulares), em todo o país, dos quais 46 mil da Bahia, unidade da federação que teve participação de 206 escolas representando 91 dos 417 municípios. Dentre as escolas que obtiveram melhores desempenhos, o Colégio Santo Antonio (de S.A.Jesus) e o Colégio Militar (de Salvador) que, a exemplo da performance nas Olimpíadas de Química de 2011, foram os colégios que figuraram com maior número de alunos premiados.
Na cerimônia de premiação, fizeram parte da mesa Dora Leal Rosa (Magnífica Reitora da UFBA) Raimundo Muniz Teixeira Filho (Diretor do Instituto de Física da UFBA), José Davi Mangueira Viana (Coordenador Nacional das Olimpíadas de Física das Escolas Públicas), Cássio Bruno Magalhães Pigozzo (Instituto de Física da Bahia e que proferiu a palestra), Maria das Graças Reis Martins (do Instituto de Física da Bahia e Coordenadora Brasileira de Física, na Bahia) e Ivam Souza Costa (da UNEB de Senhor do Bomfim, Coord. Regional da OBF).
Coube à Dra Leal Rosa proceder a abertura dos trabalhos para, em seguida conceder a palavra aos demais participantes da mesa que, por sua vez, destacaram a importância das olimpíadas e sobre o que essa premiação deve significar para a carreira acadêmica dos alunos e, por extensão, para a carreira profissional de cada um. Concluídos os pronunciamentos, foi convidado o professor Cássio Bruno Pigozzo para proferir a palestra audiovisual e que enfocou a questão da “matéria escura e outras nuances inerentes à física cósmica”. Encerrada a palestra, foi iniciada a distribuição das medalhas aos alunos da 1ª a 3ª. séries, 9º. Ano, e 8º. ano e que fizeram jus as premiações “menção honrosa”, “prata” e ouro, a nível estadual. Em seguida foi feita entrega das medalhas às mesmas categorias, a nível nacional. E, fechando com chave de ouro o evento, foram entregues medalhas aos professores que obtiveram melhores desempenhos na OBF de 2011.
Participaram da delegação do Colégio Santo Antonio a Irmã Iza e Socorro e Silvana e os alunos Isabela Sande, Nathalia, Rodrigo Silva, Rodrigo Reis e Pietro. A Diretoria do colégio (em nome de Iracema) deu todo apoio para deslocamento do pessoal, filmagens e publicação de todas as fotos de todos que participaram do evento. A TvSaj (Blog Antonio Mascarenhas sente-se regozijado por ter feito, com exclusividade, a cobertura do evento como, aliás, o vem fazendo, ao lado do Jornal Gazzeta do Recôncavo, em toda região, com fotografias, matérias e vídeos.
Por ANTONIO MASCARENHAS